sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Krsna a Suprema Personalidade de Deus - Capítulo 8 - Visão da Forma Universal

Depois desse incidente, Vasudeva pediu a seu sacerdote familiar, Garga Muni, para visitar a casa de Nanda Maharaja a fim de fazer o cálculo astrológico da vida futura de Krishna. Garga Muni era um grande sábio santo que se submeteu a muitas austeridades e penitências, e foi nomeado sacerdote da dinastia Yadu. Quando Garga Muni chegou à casa de Nanda Maharaja, Nanda Maharaja ficou muito feliz de vê-lo, então se levantou imediatamente com mãos postas e prestou respeitosas reverências a ele. Ele recebeu Garga Muni com a emoção de quem adora Deus ou a Suprema Personalidade de Deus. Ele lhe ofereceu um ótimo lugar para sentar, e depois de sentar, Nanda Maharaja lhe ofereceu uma calorosa recepção. Ele se dirigiu com muita polidez e disse: "Meu querido brahmana, seu aparecimento num lar familiar é somente para iluminar. Estamos sempre ocupados em afazeres domésticos e esquecemos de nosso dever real de auto-realização. Sua vinda à nossa casa é para nos dar alguma iluminação sobre vida espiritual. Você não tem nenhuma outra intenção quando visita chefes de família". Na realidade, uma pessoa santa ou um brahmana não tem nenhum negócio ao visitar os casados que estão sempre ocupados nos assuntos financeiros. Se alguém perguntar: "Por que os casados não procuram uma pessoa santa ou um brahmana para iluminação"? A resposta é que os casados são muito absortos na matéria. Geralmente, os casados acham que sua ocupação nos afazeres familiares é seu dever principal e que auto-realização ou iluminação em conhecimento espiritual é secundário. Unicamente por compaixão, pessoas santas ou brahmanas visitam os lares dos casados.

Nanda Maharaja se dirigiu a Garga Muni como uma das grandes autoridades da ciência astrológica. As predições da ciência astrológica, como a ocorrência de eclipses solares ou lunares, são cálculos prodigiosos, e com essa ciência específica, a pessoa pode entender o futuro com muita clareza. Garga Muni era proficiente nesse conhecimento. Por meio desse conhecimento, a pessoa pode entender quais foram suas atividades prévias, e por causa do resultado dessas atividades, a pessoa pode desfrutar ou sofrer nesta vida.

Nanda Maharaja também se dirigiu a Garga Muni como "o melhor dos brahmanas". Um brahmana é a pessoa perita em conhecimento do Supremo. Sem conhecimento do Absoluto Supremo, a pessoa não pode ser considerada um brahmana. A palavra exata usada nesse caso é brahma-vidam, que significa aquele que conhece o Supremo muito bem. Um brahmana perito é capaz de conceder facilidades reformatórias para as classes inferiores, a saber, kshatriyas e vaishyas. Os shudras não observam procedimentos reformatórios. O brahmana é considerado mestre espiritual ou sacerdote do kshatriya e do vaishya. Nanda Maharaja era uma vaishya, e aceitou Garga Muni como um brahmana de primeira classe. Dessa forma, ele ofereceu seus dois filhos adotivos, a saber, Krishna e Balarama, para ele purificar. Ele concordou que não somente esses meninos, mas todos seres humanos logo depois do nascimento devem aceitar um brahmana qualificado como mestre espiritual.

Depois desse pedido, Garga Muni respondeu: "Vasudeva me enviou para cuidar dos procedimentos reformatórios desses meninos, especialmente Krishna. Sou o sacerdote da família deles, e por acaso, eu acho que Krishna é filho de Devaki". Por meio de seu cálculo astrológico, Garga Muni pôde entender que Krishna era filho de Devaki mas estava sob os cuidados de Nanda Maharaja, o que Nanda não sabia. Indiretamente, ele disse que Krishna, e Balarama também, ambos eram filhos de Vasudeva. Balarama era conhecido como filho de Vasudeva porque Sua mãe Rohini estava presente ali, mas Nanda Maharaja não sabia sobre Krishna. Garga Muni revelou indiretamente o fato de que Krishna era filho de Devaki. Garga Muni também alertou Nanda Maharaja se fizesse a cerimônia reformatória, então Kamsa, que era muito pecaminoso por natureza, entenderia que Krishna era filho de Devaki e Vasudeva. Segundo o cálculo astrológico, Devaki não poderia ter uma filha mulher, apesar de todo mundo achar que o oitavo filho de Devaki era mulher. Desse modo, Garga Muni insinuou a Nanda Maharaja que a criança mulher nasceu de Yashoda e que Krishna nasceu de Devaki, e foram trocados. A criança mulher, ou Durga, também informou Kamsa que a criança que o mataria já tinha nascido em algum outro lugar. Garga Muni afirmou: "Se eu der um nome para seu filho e se Ele satisfizer a profecia da criança mulher para Kamsa, pode ser que esse demônio pecaminoso venha e mate esta criança depois da cerimônia de dar o nome. Todavia, eu não quero ser responsável por todas essas calamidades futuras".


Ao ouvir as palavras de Garga Muni, Nanda Maharaja disse: "Se existe esse perigo, melhor não planejarmos nenhuma cerimônia de dar nome deslumbrante. É melhor você simplesmente cantar os hinos Védicos e realizar o processo purificatório. Nós pertencemos à casta dos duas vezes nascidos, e aproveito a oportunidade da sua presença. Assim, por favor, realize a cerimônia de dar nome sem pompa externa". Nanda Maharaja queria manter a cerimônia de dar nome em segredo e ainda aproveitar a vantagem de Garga Muni realizar a cerimônia.

Quando Garga Muni foi tão ansiosamente solicitado por Nanda Maharaja, realizou a cerimônia de dar nome o mais discretamente possível no estábulo de Nanda Maharaja. Ele informou Nanda Maharaja que Balarama, o filho de Rohini, seria muito aprazível para Seus membros familiares e parentes, portanto será chamado Rama. No futuro, Ele será extraordinariamente forte e por isso será chamado Balarama. Garga Muni disse ainda mais: "Porque sua família e a família dos Yadus estão tão intimamente conectadas e atraídas, Seu nome também será Sankarshana". Isso quer dizer que Garga Muni concedeu três nomes ao filho de Rohini, a saber, Balarama, Sankarshana e Baladeva. Porém, com muita cautela, ele não revelou o fato de que Balarama também apareceu no ventre de Devaki e depois foi transferido para o ventre de Rohini. Krishna e Balarama são irmãos verdadeiros, pois são originalmente filhos de Devaki.

Garga Muni então informou Nanda Maharaja: "No que diz respeito ao outro menino, esta criança assumiu diferentes cores de pele em diferentes yugas (milênios). Primeiro, Ele assumiu a cor branca, depois a cor vermelha, e depois a cor amarela, e agora Ele assumiu a cor preta. Além disso, Ele foi filho de Vasudeva anteriormente; portanto Seu nome deve ser Vasudeva e também Krishna. Algumas pessoas O chamarão Krishna, e outras O chamarão Vasudeva. Mas você deve saber uma coisa: este filho tem muitos e muitos outros nomes e atividades devidos a Seus vários passatempos".

Garga Muni insinuou mais ainda a Nanda Maharaja que seu filho também Se chamaria Giridhari por causa de Seu passatempo notável de levantar a colina Govardhana. Ele podia entender tudo do passado e futuro, assim disse: "Eu sei tudo sobre Suas atividades e nome, mas outros não sabem. Esta criança será muito aprazível para os pastores de vacas e as vacas. Será muito popular em Vrindavana, e a causa de toda boa fortuna para você. Por causa da presença Dele, você superará todos tipos de calamidades materiais, apesar dos elementos nocivos".

Garga Muni continuou a dizer: "Meu querido rei de Vraja, em Seus nascimentos prévios, esta criança protegeu muitas vezes as pessoas piedosas das mãos dos bandidos e ladrões sempre que houve uma ruptura política. Seu filho é tão poderoso que qualquer um que se torne um devoto de seu menino nunca será perturbado por inimigos. Do mesmo modo que os semideuses são protegidos pelo Senhor Vishnu, os devotos de seu menino sempre serão protegidos por Narayana, a Suprema Personalidade de Deus. Esta criança crescerá em poder, beleza, opulência; em tudo; no nível de Narayana, a Suprema Personalidade de Deus. Por isso o aconselho a protegê-Lo com muito cuidado para que Ele cresça sem perturbação".

Garga Muni informou Nanda Maharaja ainda mais que como ele era um grande devoto de Narayana, o Senhor Narayana lhe deu um filho que era igual a Ele. Ao mesmo tempo ele revelou: "Seu filho será perturbado por muitos demônios, por isso tenha cuidado e O proteja". Assim, Garga Muni convenceu Nanda Maharaja que Narayana em pessoa tinha Se tornado seu filho. Ele descreveu as qualidades transcendentais de seu filho de várias formas. Depois de dar essa informação, Garga Muni voltou para sua casa. Nanda Maharaja começou a pensar que era a pessoa mais afortunada, e estava muito feliz de ser abençoado dessa forma.


Pouco tempo depois desse episódio, Balarama e Krishna começaram a engatinhar. Quando engatinhavam, alegravam Suas mães. Os guizos em Suas cinturas e tornozelos soavam de forma fascinante, e Eles Se moviam graciosamente. Às vezes, igual a crianças comuns, Eles se assustavam com alguém e corriam para Suas mães imediatamente por proteção. Outras vezes, caiam na lama e no barro de Vrindavana e Se aproximavam de Suas mães lambuzados de lama e açafrão. Na realidade, Suas mães que passavam polpa de sândalo com açafrão Neles, e quando engatinhavam no barro enlameado, também lambuzavam Seus corpos com barro. Assim que engatinhavam para Suas mães, Yashoda e Rohini Os pegavam no colo, e Os cobriam com a parte inferior de seus sáris, para que pudessem mamar em seus seios. Enquanto os bebês mamavam em seus seios, as mães viam os pequenos dentes que nasciam. Assim, sua alegria intensificava por verem que as crianças cresciam. Às vezes, os bebês travessos engatinhavam até o estábulo, pegavam o rabo de um bezerro e ficavam de pé. Os bezerros, assustados, começavam a correr de lá para cá e as crianças eram arrastadas pelo barro e esterco de vaca. Ao ver essa diversão, Yashoda e Rohini chamavam suas amigas vizinhas, as gopis. Ao ver esses passatempos infantis do Senhor Krishna, as gopis se absorviam em bem-aventurança transcendental. Em sua alegria, elas riam muito alto.


Krishna e Balarama eram tão inquietos que Suas mães, Yashoda e Rohini, tentavam protegê-Los de vacas, touros, macacos, água, fogo e pássaros enquanto faziam seus deveres domésticos. Estavam sempre ansiosas para protegerem seus filhos e cumprirem seus deveres caseiros, por isso não eram muito tranqüilas. Em muito pouco tempo, Krishna e Balarama começaram a ficar de pé e a andar com Suas próprias pernas. Quando Krishna e Balarama começaram a andar, outros amigos da mesma idade se uniram a Eles, e juntos começaram a proporcionar o prazer transcendental mais elevado para as gopis, especialmente para mãe Yashoda e Rohini.


Todas as gopis amigas de Yashoda e Rohini desfrutaram as atividades infantis traquinas de Krishna e Balarama em Vrindavana. E para desfrutar ainda mais bem-aventurança transcendental, todas elas se reuniam e iam até mãe Yashoda para apresentarem suas reclamações contra os meninos inquietos. Quando Krishna estava sentado na frente de mãe Yashoda, todas as gopis mais velhas começavam a fazer suas reclamações contra Ele para que Krishna pudesse ouvir. Elas diziam: "Querida Yashoda, porque você não repreende seu Krishna travesso? Ele vem às nossas casas junto com Balarama toda manhã e anoitecer, e antes da ordenha das vacas, Eles soltam os bezerros, e os bezerros bebem todo o leite das vacas. E quando vamos ordenhar as vacas, não encontramos mais nenhum, leite, e voltamos com os vasilhames vazios. Se repreendemos Krishna e Balarama para não fazerem isso, Eles simplesmente riem graciosamente. Então não conseguimos fazer nada. Também, seu Krishna e Balarama sentem muito prazer em furtar nosso estoque de iogurte e manteiga onde quer que guardemos. Quando Krishna e Balarama são pegos no furto de iogurte e manteiga, Eles dizem: 'Por que Nos culpam de furto? Vocês acham que manteiga, iogurte e leite são escassos em suas casas'? Às vezes, Eles furtam manteiga, iogurte e leite, e distribuem para os macacos. Depois que os macacos estão bem alimentados e não querem comer mais, seus meninos reclamam: 'Este leite e manteiga e iogurte são péssimos; até mesmo os macacos não os querem'. Então, Eles quebram os potes e espalham tudo em toda parte. Se guardamos nosso estoque de iogurte, manteiga e leite num local escondido e escuro, seu Krishna e Balarama encontram na escuridão por causa do brilho intenso da refulgência dos adereços e jóias em Seus corpos. Se por acaso não conseguem encontrar a manteiga e o iogurte escondidos, Eles vão até nossos bebês e os beliscam para que chorem, e depois fogem. Se guardamos nosso estoque de manteiga e iogurte no alto do teto, pendurados, apesar de estar fora de Seu alcance, Eles conseguem alcançar depois de empilharem todos tipos de engradados de madeira sobre o pilão. E se não conseguem alcançar, fazem um furo no pote. Por isso, achamos que é melhor vocês tirarem todos adereços de jóias dos corpos de seus filhos".


Depois de ouvir isso, Yashoda dizia: "Tudo bem, vou tirar as jóias de Krishna para que Ele não possa ver a manteiga escondida no escuro". Então as gopis diziam: "Não, não, não faça isso. Qual a vantagem de tirar as jóias? Nós não sabemos que tipo de meninos Eles são, e mesmo sem adereços, Eles irradiam um tipo de refulgência que Os faz ver tudo mesmo no escuro". Então, mãe Yashoda as avisava: "Tudo bem, guardem sua manteiga e iogurte cuidadosamente para que Eles não encontrem". Em resposta, as gopis diziam: "Sim, faremos isso com certeza, mas às vezes estamos ocupadas em nossos deveres domésticos e esses meninos levados entram em nossas casas e de algum jeito, bagunçam tudo. Às vezes, quando não conseguem furtar nossa manteiga e iogurte, ficam com raiva e urinam no nosso chão limpo e às vezes cospem. Veja seu menino agora; Ele está ouvindo esta reclamação. O dia inteiro, Eles simplesmente dão um jeito de furtar nossa manteiga e iogurte, e agora estão sentados em silêncio exatamente como bons meninos. Veja o rosto Deles". Quando mãe Yashoda pensava em castigar seu menino depois de ouvir todas as reclamações, olhava para Seu rosto arrependido, sorria e não O castigava.


Outro dia, quando Krishna e Balarama brincavam com Seus amigos, todos meninos se uniram a Balarama e disseram a mãe Yashoda que Krishna comeu barro. Ao ouvir isso, mãe Yashoda pegou Krishna pela mão e disse: "Meu querido Krishna, por que você comeu terra num lugar escondido? Olhe, todos Seus amigos inclusive Balarama reclamaram de Você". Com medo de Sua mãe, Krishna respondeu: "Minha querida mãe, todos esses meninos, inclusive Balarama, mentiram sobre Mim. Eu nunca comi nenhum barro. Meu irmão mais velho Balarama, quando brincava Comigo hoje, ficou bravo, por isso que Se juntou aos outros meninos para reclamar contra Mim. Todos eles combinaram juntos para reclamar e então você ficaria brava e Me castigaria. Se você acha que eles disseram a verdade, pode olhar dentro da Minha boca e ver se Eu comi terra ou não". Sua mãe respondeu: "Tudo bem, se Você realmente não comeu nenhum barro, apenas abra Sua boca que eu vou olhar".


Quando a Suprema Personalidade de Deus Krishna foi assim ordenado por Sua mãe, Ele abriu Sua boca imediatamente como um menino comum. Então, mãe Yashoda viu dentro daquela boca a opulência completa da criação. Ela viu todo o espaço sideral em todas as direções, montanhas, ilhas, oceanos, mares, planetas, ar, fogo, Lua e estrelas. Junto com a Lua e as estrelas, ela também viu todos elementos, água, céu, a existência etérea extensiva junto com o ego total e os produtos dos sentidos e o controlador dos sentidos, todos semideuses, os objetos dos sentidos como som, aroma etc., e as três qualidades da natureza material. Ela também pôde perceber que dentro da boca Dele estavam todos os seres vivos, o tempo eterno, natureza material, natureza espiritual, atividade, consciência e as diferentes formas de toda a criação. Yashoda pôde encontrar dentro da boca de seu filho tudo o que é necessário para a manifestação cósmica. Também viu, dentro da boca Dele, ela mesma a carregar Krishna em seu colo e com Ele a mamar em seus seios. Depois de ver tudo isso, ela ficou atônita e começou a considerar se sonhava ou tinha visto algo extraordinário realmente. Ela concluiu que ou sonhou ou viu a ação da energia ilusória da Suprema Personalidade de Deus. Ela pensou que tinha ficado louca, perturbada mentalmente, por ver todas aquelas coisas maravilhosas. Então ela pensou: "Pode ser poder místico cósmico obtido por meu filho, por isso que estou perplexa com essas visões dentro da boca Dele. Presto minhas respeitosas reverências à Suprema Personalidade de Deus sob cuja energia o eu corpóreo e as possessões corpóreas são concebidas". Depois, ela disse: "Presto minhas respeitosas reverências a Ele sob cuja energia ilusória eu penso que Nanda Maharaja é meu esposo e que Krishna é meu filho, que todas propriedades de Nanda Maharaja pertencem a mim e que todos pastores e pastoras de vaca são meus súditos. Todo esse juízo falso é devido à energia ilusória do Supremo Senhor. Que eu ore a Ele para que possa me proteger sempre".


Enquanto mãe Yashoda pensava desse modo altamente filosófico, o Senhor Krishna expandiu novamente Sua energia interna para confundi-la com afeição maternal. Imediatamente, mãe Yashoda esqueceu toda especulação filosófica e aceitou Krishna como seu próprio filho. Ela O pegou em seu colo e ficou tomada pela afeição maternal. Então, ela começou a pensar: "Krishna não é compreensível para as massas por meio do processo de conhecimento grosseiro, mas Ele pode ser recebido por meio dos Upanishads e do Vedanta ou pelo sistema de yoga místico e filosofia Sankhya". Depois ela começou a pensar na Suprema Personalidade de Deus como seu próprio filho biológico.

Com certeza, mãe Yashoda realizou muitas e muitas atividades piedosas, e em resultado conseguiu a Verdade Absoluta, a Suprema Personalidade de Deus, como seu próprio filho que mamava o leite de seus seios. Similarmente, Nanda Maharaja também deve ter realizado muitos grandes sacrifícios e atividades piedosas para que o Senhor Krishna Se tornasse seu filho e o chamasse de "pai". Mas é surpreendente que Vasudeva e Devaki não desfrutaram a bem-aventurança transcendental dos passatempos da infância de Krishna, apesar de Krishna ser filho verdadeiro deles. Os passatempos da infância de Krishna são glorificados até hoje por muitos sábios e pessoas santas, mas Vasudeva e Devaki não puderam desfrutar esses passatempos da infância pessoalmente. A razão disso foi explicada por Shukadeva Goswami para Maharaja Parikshit como se segue.


Quando o melhor dos Vasus chamado Drona junto com sua esposa Dhara foram ordenados pelo Senhor Brahma para incrementarem a progênie, disseram a ele: "Querido pai, buscamos sua bênção". Drona e Dhara pediram a bênção de Brahma para que no futuro; quando nascessem novamente no universo; o Supremo Senhor Krishna em Seu aspecto infantil mais atraente absorvesse toda a atenção deles. Seu relacionamento com Krishna seria tão poderoso que simplesmente por ouvir as atividades infantis de Krishna com eles, qualquer um poderia superar facilmente a ignorância do nascimento e morte. O Senhor Brahma concordou em conceder a eles essa bênção, e como resultado o mesmo Drona apareceu como Nanda Maharaja em Vrindavana, e a mesma Dhara apareceu como mãe Yashoda, a esposa de Nanda Maharaja.

Assim, Nanda Maharaja e sua esposa, mãe Yashoda, desenvolveram sua devoção imaculada pela Suprema Personalidade de Deus, ao obtê-Lo como seu filho. E todas as gopis e pastores de vacas que eram companheiros de Krishna desenvolveram naturalmente seus próprios sentimentos de amor por Krishna.

Portanto, justamente para cumprir a bênção do Senhor Brahma, o Senhor Krishna apareceu junto com Sua expansão plenária, Balarama, e realizou todos tipos de passatempos infantis a fim de incrementar o prazer transcendental de todos residentes de Vrindavana.


Assim termina o significado Bhaktivedanta do Oitavo Capítulo de Krishna, "Visão da Forma Universal".
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Questionamentos para Facilitar o Estudo do Capítulo Oito do Livro de Krsna.

1) Quem é o sacerdote da família de Krsna e de que maneira ele recebeu este cargo?

2) Como Nanda Maharaj recebeu o sacerdote? Costumamos dar este tipo de recepção para os nossos convidados?


3) Será que pensamos como Vasudeva, achando que as realizações espirituais estão em segundo plano em nossas vidas?


4) Vasudeva e o sacerdote eram de castas diferentes. Qual é a relação entre eles segundo este ponto de vista?


5) Por que a cerimônia de dar nomes a Krsna e Balarama não podia ser realizada com pompa?


6) Quais foram as previsões para as vidas das crianças?


7) Indique como se sentiam as mães de Krsna e Balarama quando Eles começaram a engatinhar e se sujavam de lama.


8) Por que as gopis se queixaram de Krsna e Balarama?


9) Leia e medite no passatempo que Krsna abre Sua boca para mostrar a mãe Yasoda que Ele não tinha comido terra. Que ensinamentos você pode tirar desta história ?


10) Quais foram as bênçãos do Senhor Brahma para Drona e Dhara? Quem são estas pessoas?


11) Krsna reciproca o amor de Seus devotos. Medite nas bênçãos que Ele tem dado para você.

Veja se nesta vida você sente que está indo ao encontro Dele.