Guia de estudos:
1
– Por que um astrólogo é chamado quando uma criança nasce?
Você
tem um mapa astrológico?
Se
sim, tem conseguido utilizá-lo em sua vida?
2
– Nestas ocasiões havia o costume de se dar caridade.
Explique
o motivo disso.
Veja
como se comportavam as pessoas nestas datas.
Você
acredita que se ainda tivéssemos estes costumes teríamos uma
sociedade diferente?
3
– Fale sobre a sociedade da época em que Krsna nasceu, observando
a classe dos vaisyas.
4
– O que os vaqueiros foram fazer em Mathura?
5
– Como foi o encontro de Nanda com Vasudeva?
Analise
o discurso de Vasudeva e a resposta de Nanda Maharaj.
6
– Medite nesta cena e tente entender os sentimentos de Vasudeva.
7
– O que você aprendeu estudando este capítulo?
Apesar de Krishna ser filho verdadeiro de Vasudeva e Devaki, por causa das atividades atrozes de Kamsa, Vasudeva não pôde desfrutar da cerimônia de nascimento de seu filho. Mas Nanda Maharaja, o pai adotivo, celebrou a cerimônia de nascimento de Krishna muito alegremente. No dia seguinte, foi declarado que um filho homem nasceu de Yashoda. De acordo com o costume Védico, Nanda Maharaja chamou astrólogos e brahmanas eruditos para realizarem a cerimônia de nascimento. Depois do nascimento de um filho, os astrólogos calculam o momento do nascimento e fazem um horóscopo da vida futura da criança. Outra cerimônia acontece depois do nascimento do filho: os membros da família tomam banhos, purificam-se e se decoram com adereços e colares de flores; depois ficam em frente à criança e ao astrólogo para ouvir sobre a vida futura do filho. Nanda Maharaja e outros membros da família se vestiram e sentaram em frente ao local do nascimento. Todos os brahmanas que estavam reunidos ali para a ocasião cantaram mantras auspiciosos, de acordo com os rituais, enquanto os astrólogos realizavam a cerimônia do nascimento. Todos os semideuses também são adorados nessa ocasião, e também os antepassados da família. Nanda Maharaja distribuiu 200.000 vacas muito bem decoradas, vestidas e ornamentadas para os brahmanas. Ele não deu apenas vacas em caridade, mas montes de cereais, decorados com panos bordados com ouro e muitos adornos.
No mundo material, possuímos riqueza e fortuna de várias formas, mas às vezes de forma não muito honesta e piedosa, porque assim é a natureza do acumulo de riqueza. Segundo a lei Védica, portanto, essa riqueza deve ser purificada com a doação de vacas e ouro em caridade aos brahmanas. Devemos entender que neste mundo material sempre vivemos num estado contaminado. Por isso que devemos purificar a duração de nossas vidas, nossas posses de riqueza e nós mesmos. A duração de vida é purificada ao tomar banho diariamente, com a limpeza do corpo interna e externa e por aceitar os dez tipos de processos purificatórios. Com austeridades, adoração ao Senhor, e com a distribuição de caridade, podemos purificar a posse de riqueza. Podemos nos purificar com o estudo dos Vedas, com o empenho para a auto-realização e com o entendimento sobre a Verdade Absoluta Suprema. Assim, a literatura Védica afirma que todo mundo nasce como um shudra, e ao aceitar o processo purificatório, a pessoa se torna nascida duas vezes (segundo nascimento). Com o estudo dos Vedas, a pessoa pode se tornar um vipra, que é a qualificação preliminar para se tornar um brahmana. Quando a pessoa entende a Verdade Absoluta com perfeição, é chamada brahmana. E quando o brahmana alcança a perfeição ulterior, torna-se um Vaishnava ou um devoto.
Nessa cerimônia, todos os brahmanas reunidos começaram a cantar diferentes tipos de mantras Védicos para invocar toda boa fortuna para a criança. Existem diferentes tipos de cantos de mantras, conhecidos como suta, magadha, vandija e virudavali. Junto com esse canto dos mantras e canções, soavam clarins e címbalos do lado de fora da casa. Nessa ocasião, as vibrações jubilosas podiam ser ouvidas em todos campos de pastagem e em todas casas. Dentro e fora das casas, havia variedades de pinturas artísticas, feitas com polpa de arroz, e água perfumada era borrifada em toda parte, mesmo nas estradas e ruas. Tetos e telhados estavam decorados com vários tipos de bandeiras, coroas de flores e folhas verdes. Os portões eram feitos com folhas verdes e flores. Todas as vacas, touros e bezerros eram ungidos com uma mistura de óleo e açafrão, e pintados com minerais como óxido vermelho, argila amarela e manganês. Usavam colares de penas de pavão e eram cobertos com belos panos coloridos e colares de ouro.
Quando todos pastores de vacas em êxtase souberam que Nanda Maharaja, pai de Krishna, celebrava a cerimônia de nascimento do seu filho, ficaram extremamente felizes. Eles se vestiram com roupas preciosas, enfeitaram seus corpos com vários tipos de brincos e colares e usavam grandes turbantes em suas cabeças. Depois de se vestirem dessa forma deslumbrante, levaram vários tipos de presentes e chegaram à casa de Nanda Maharaja.
Ao saberem que mãe Yashoda tinha dado à luz um filho, todas as pastoras de vacas ficaram dominadas pela felicidade, e também se vestiram com vários tipos de roupas e adereços preciosos, e ungiram seus corpos com cosméticos perfumados.
Do mesmo modo como a poeira sobre a flor de lótus exibe a beleza primorosa da flor, todas as gopis (meninas pastoras de vacas) aplicaram pó de açafrão em suas faces que eram como a flor de lótus. Essas lindas gopis levaram vários presentes e logo chegaram à casa de Maharaja Nanda. Sobrecarregadas com suas ancas pesadas e seios inchados, as gopis não conseguiam ir muito rápido para a casa de Nanda Maharaja, mas por causa do amor extático por Krishna, começaram a andar o mais rápido possível. Suas orelhas estavam decoradas com brincos de pérola, e suas golas decoradas com broches de jóias, seus lábios e olhos decorados com vários tipos de batons e sombras, e suas mãos decoradas com belos braceletes de ouro. À medida que seguiam apressadamente pela estrada de pedra, os colares de flores que decoravam seus corpos caíam no chão, e fazia parecer que uma chuva de flores caía do céu. Com o movimento dos vários tipos de adereços em seus corpos, ficavam ainda mais belas. Dessa forma, todas elas chegaram à casa de Nanda-Yashoda e abençoaram a criança: "Querida criança, viva muito justamente para nos proteger". Enquanto abençoavam o bebê Krishna dessa forma, ofereceram uma mistura de pó de açafrão com óleo, iogurte, leite e água. Elas não só borrifaram essa mistura no corpo do bebê Krishna mas também em todas pessoas que estavam presentes ali. Também nessa ocasião auspiciosa, havia várias bandas com músicos virtuosos que tocavam.
Quando os pastores de vacas viram os passatempos das pastoras de vacas, ficaram muito alegres, e em reposta também começaram a atirar iogurte, leite, manteiga clarificada e água nos corpos das gopis. Então, os dois grupos começaram a jogar manteiga nos corpos um do outro. Nanda Maharaja também ficou muito feliz ao ver os passatempos dos pastores e pastoras de vacas, e foi muito generoso na doação de caridade para os vários cantores reunidos ali. Alguns cantores recitavam grandes versos dos Upanishads e Puranas, alguns glorificavam os ancestrais da família, e outros cantavam canções agradáveis. Havia também muitos brahmanas eruditos presentes, e Nanda Maharaja, muito satisfeito nessa ocasião, começou a presenteá-los com vários tipos de vestuário, adereços e vacas em caridade.
É muito importante notar a respeito dessa ocasião como os habitantes de Vrindavana são ricos por simplesmente criarem vacas. Todos os pastores de vacas pertenciam à comunidade vaishya, e seu negócio era proteger as vacas e cultivar plantações. Pelo comportamento deles e também por sua roupa e adereços, parece que apesar de morarem numa vila pequena, mesmo assim eram ricos em posses materiais. Eles possuíam muita abundância de vários tipos de produtos lácteos pois atiravam manteiga profusamente no corpo um do outro sem restrição. A riqueza deles era em leite, iogurte, manteiga clarificada e muitos outros produtos do leite, e com o comércio de seus produtos agrícolas possuíam riqueza com vários tipos de jóias, roupas e adereços preciosos. Não somente possuíam todas essas coisas, mas também podiam dá-las em caridade, como Nanda Maharaja fez.
Assim Nanda Maharaja, o pai adotivo do Senhor Krishna, começou a satisfazer os desejos de todos os homens reunidos ali. Ele os recebia respeitosamente e os presenteava em caridade tudo que desejavam. Os brahmanas eruditos, que não tinham outra fonte de renda, dependiam completamente das comunidades vaishya e kshatriya para sua manutenção, e recebiam presentes nessas ocasiões festivas como aniversários, casamentos etc.. Enquanto Nanda Maharaja adorava o Senhor Vishnu nessa ocasião e tentava satisfazer todas pessoas presentes, seu único desejo era que a criança recém-nascida, Krishna, fosse feliz. Nanda Maharaja não tinha conhecimento de que essa criança era a origem de Vishnu, todavia rezava para o Senhor Vishnu protegê-La.
Rohinidevi, mãe de Balarama, era a esposa mais afortunada de Vasudeva. Ela estava longe de seu marido, mesmo assim para congratular Maharaja Nanda na ocasião da cerimônia de nascimento do filho dele, Krishna, vestiu-se belamente. Ela usava um colar de flores, um colar e outros adereços corpóreos, apareceu em cena e andava de cá para lá. Segundo o sistema Védico, uma mulher cujo marido não está em casa não se veste de forma muito atraente. Mas apesar do esposo de Rohini estar longe, mesmo assim ela se vestiu bem para a ocasião.
Pela opulência da cerimônia do nascimento de Krishna, fica claro que naquela época Vrindavana era rica em todos aspectos. Porque o Senhor Krishna nasceu na casa do rei Nanda e mãe Yashoda, a deusa da fortuna foi obrigada a manifestar suas opulências em Vrindavana. Parece que Vrindavana tinha se tornado um lugar para os passatempos da deusa da fortuna.
Depois da cerimônia de nascimento, Nanda Maharaja decidiu ir a Mathura para pagar o imposto anual ao governo de Kamsa. Antes de partir, ele chamou os pastores de vacas superiores da vila e lhes pediu para cuidarem de Vrindavana em sua ausência. Quando Nanda Maharaja chegou a Mathura, Vasudeva soube da notícia e ficou ansioso para congratular seu amigo. Ele foi imediatamente ao local onde Nanda Maharaja estava hospedado. Quando Vasudeva viu Nanda, sentiu como se tivesse recobrado sua vida. Nanda, dominado pela alegria, levantou-se imediatamente e abraçou Vasudeva. Vasudeva foi recebido calorosamente e convidado a se sentar numa bela poltrona. Nesse momento, Vasudeva estava ansioso sobre seus dois filhos que foram levados aos cuidados da proteção de Nanda sem o conhecimento de Nanda. Com muita ansiedade, Vasudeva inquiriu sobre Eles. Tanto Balarama quanto Krishna eram filhos de Vasudeva. Balarama foi transferido para o ventre de Rohini, a própria esposa de Vasudeva, mas Rohini estava sob a proteção de Nanda Maharaja. Krishna foi levado pessoalmente a Yashoda e trocado pela filha dela. Nanda Maharaja sabia que Balarama era filho de Vasudeva, apesar de não saber que Krishna também era filho de Vasudeva. Mas Vasudeva estava ciente desse fato e inquiriu avidamente sobre Krishna e Balarama.
Vasudeva então se dirigiu a ele: "Meu querido irmão, você estava bastante velho e muito ansioso para gerar um filho, e agora conseguiu. Agora pela graça do Senhor você é afortunado por ter um filho muito belo. Eu acho esse fato muito auspicioso para você. Querido amigo, fui preso por Kamsa, e agora libertado; portanto isso foi outro nascimento para mim. Não tinha esperança de vê-lo novamente, mas pela graça de Deus posso vê-lo agora". Vasudeva então expressou sua ansiedade sobre Krishna. Krishna foi levado incógnito para a cama de mãe Yashoda, e depois de celebrar com muita pompa a cerimônia de Seu nascimento, Nanda foi para Mathura. Por isso que Vasudeva estava muito contente e disse: "Este é um novo nascimento para mim". Ele nunca esperou que Krishna vivesse porque Kamsa matou todos seus outros filhos.
Vasudeva continuou: "Meu querido amigo, é muito difícil que vivamos juntos. Apesar de termos nossa família e parentes, filhos e filhas, por causa do caminho da natureza, somos geralmente separados um do outro. A razão para isso é que cada ser vivo aparece nesta Terra sob diferentes pressões das atividades lucrativas; apesar de se reunirem, não existe certeza se permanecerão juntos por um longo tempo. De acordo com as atividades lucrativas da pessoa, ela tem de agir diferentemente e assim ser separada. Por exemplo, muitas plantas e arbustos flutuam nas ondas do oceano. Às vezes ficam juntos e outras vezes ficam separados para sempre: uma planta vai para um lado e outra planta vai para o outro. Similarmente, nossa família unida pode ser muito boa enquanto vivemos juntos, mas depois de algum tempo, no curso das ondas do tempo, somos separados".
O significado dessa expressão de Vasudeva é este: apesar de ter tido oito filhos nascidos do ventre de Devaki, infelizmente todos se foram. Ele não pôde nem mesmo manter seu filho Krishna com ele. Vasudeva sentia a separação Dele, mas não podia expressar o fato real. Ele disse: "Por favor me conte sobre o bem-estar de Vrindavana. Você tem tantos animais; eles estão felizes? Eles têm pasto e água suficientes? Por favor também me deixe saber se o local onde você vive é calmo e tranqüilo". Vasudeva fez essas perguntas porque estava muito ansioso sobre a segurança de Krishna. Ele sabia que Kamsa e seus seguidores tentavam matar Krishna e mandavam vários tipos de demônios para isso. Eles já tinham decidido que todas crianças nascidas no período de dez dias do nascimento de Krishna deviam ser mortas. Vasudeva estava muito ansioso sobre a integridade de Krishna por isso inquiriu sobre a segurança de Sua residência. Ele também perguntou sobre Balarama e Sua mãe Rohini, que tinham sido confiados aos cuidados de Nanda Maharaja. Vasudeva também lembrou Nanda Maharaja que Balarama não conhecia Seu pai verdadeiro. "Ele conhece você como Seu pai. E agora você tem outro filho, Krishna, e eu acho que você cuida muita bem Deles". Também é significativo que Vasudeva inquiriu sobre o bem-estar dos animais de Nanda Maharaja. Os animais, especialmente as vacas, eram protegidos exatamente do mesmo modo que os próprios filhos. Vasudeva era um kshatriya, e Nanda Maharaja era um vaishya. Os kshatriyas têm o dever de dar proteção aos cidadãos, e os vaishyas têm o dever de dar proteção às vacas. As vacas são tão importantes quanto os cidadãos. Do mesmo modo como os cidadãos humanos devem receber todos tipos de proteção, as vacas também devem ter proteção plena.
Vasudeva continuou a dizer que a manutenção dos princípios religiosos, desenvolvimento econômico e a execução satisfatória para suprir as demandas dos sentidos dependem da cooperação entre parentes, nações e toda a humanidade. Portanto, é dever de todos zelar que seus cidadãos companheiros e as vacas não sejam postos em dificuldade. A pessoa deve providenciar a paz e o conforto de seus companheiros e dos animais. O desenvolvimento dos princípios religiosos, desenvolvimento econômico e prazer sensual pode ser alcançado sem dificuldade. Vasudeva expressou seu pesar por não ser capaz de proteger seus próprios filhos nascidos de Devaki. Por isso achava que princípios religiosos, desenvolvimento econômico e satisfação dos sentidos foram todos perdidos.
Depois de ouvir isso, Nanda Maharaja respondeu: "Meu querido Vasudeva, sei que você está muito aflito porque o cruel rei Kamsa matou todos seus filhos nascidos de Devaki. Apesar da última criança ser mulher, Kamsa não pôde matá-la, e ela entrou nos planetas celestiais. Meu querido amigo, não fique triste; todos nós somos controlados por nossas ações passadas invisíveis. Todos estão sujeitos a suas ações passadas, e quem é versado na filosofia do karma com suas reações é uma pessoa com conhecimento. Essa pessoa não fica aflita com nenhum incidente, feliz ou triste".
Vasudeva então respondeu: "Meu querido Nanda, se você já pagou os impostos do governo, volte rápido para sua casa, porque acho que podem acontecer algumas perturbações em Gokula". Depois dessa conversa amigável entre Nanda Maharaja e Vasudeva, Vasudeva voltou para sua casa. Os pastores de vacas liderados por Nanda Maharaja, que vieram a Mathura para pagar seus impostos, também retornaram a seus lares.
Assim termina o significado Bhaktivedanta do Quinto Capítulo de Krishna, "Encontro de Nanda com Vasudeva".
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