sábado, 28 de setembro de 2019

Krsna a Suprema Personalidade de Deus - Capítulo 3 - Nascimento do Senhor Krsna

Guia de Estudos


1 – O que você sabe sobre o nascimento de Krsna?

Responda antes de ler o passatempo e depois responda novamente após o estudo.


2 – Como Deus pode nascer?


3 – O que aconteceu no momento em que Krsna nasceu?

Onde e com quem Ele estava?


4 – Como foram as orações de Vasudeva para seu filho?

Você costuma oferecer orações ao Senhor krsna?


5 – O que este capítulo explica sobre a presença de Deus em toda parte?


6 – Qual é o propósito do nascimento de Krsna indicado aqui?


7 – Fale sobre os nascimentos passados dos pais de Krsna.


8 - Você encontra semelhanças entre os acontecimentos que estão relacionados com o nascimento de Krsna e o nascimento de Jesus Cristo?

9 – Imagine-se no lugar da Devaki.

Como você reagiria se estivesse no lugar dela neste momento?


10 – O que você aprendeu estudando este capítulo.





Bhagavad-gita afirma, o Senhor diz que Seu aparecimento, nascimento e atividades são todos transcendentais, e a pessoa que os entende efetivamente se torna imediatamente elegível para ser transferida ao mundo espiritual. O aparecimento ou nascimento do Senhor não é como o de uma pessoa ordinária, que é forçada a aceitar um corpo material conforme suas ações passadas. O aparecimento do Senhor é explicado no Segundo Capítulo: Ele aparece por causa de Seu próprio doce prazer. Quando o tempo ficou maduro para o aparecimento do Senhor, as constelações se tornaram muito auspiciosas. A influência astrológica da estrela conhecida como Rohini também ficou predominante porque essa estrela é considerada muito auspiciosa. Rohini está sob a supervisão direta de Brahma. Segundo a conclusão astrológica, além da situação adequada das estrelas, existem momentos auspiciosos e não-auspiciosos devido a diferentes situações dos diferentes sistemas planetários. Na hora do nascimento de Krishna, os sistemas planetários foram ajustados automaticamente para que tudo ficasse auspicioso.
Nesse momento, em todas direções, leste, oeste, sul, norte, em toda parte, havia uma atmosfera de paz e prosperidade. Havia estrelas auspiciosas visíveis no céu, e na superfície em todas cidades, vilas e campos de pastagem, e dentro das mentes de todos havia sinais de boa fortuna. Os rios fluíam cheios de água, e lagos estavam decorados belamente com flores de lótus. As florestas estavam repletas de belos pássaros e pavões. Todos os pássaros nas florestas começaram a cantar gorjeios melodiosos, e os pavões começaram a dançar junto com suas consortes. O vento soprava agradavelmente, carregava o aroma de várias flores, e a sensação de toque no corpo era muito agradável. Em casa, os brahmanas, acostumados a oferecerem sacrifícios no fogo, achavam seus lares muito agradáveis para as oferendas. Por causa das perturbações criadas pelos reis demoníacos, o altar do fogo do sacrifício tinha quase parado nos lares dos brahmanas, mas agora eles encontraram a oportunidade de acender o fogo tranqüilamente. Proibidos de realizar sacrifícios, os brahmanas ficaram muito aflitos na mente, inteligência e atividades, porém no ponto do aparecimento de Krishna, automaticamente suas mentes ficaram plenas de alegria porque puderam ouvir vibrações altas no céu de sons transcendentais que proclamavam o aparecimento da Suprema Personalidade de Deus.
Os habitantes dos planetas Gandharva e Kinnara começaram a cantar, e os habitantes de Siddhaloka e dos planetas dos Charanas começaram a oferecer preces em serviço à Personalidade de Deus. Nos planetas celestiais, os anjos com suas esposas, acompanhados das Apsaras, começaram a dançar.
Os grandes sábios e semideuses, contentes, lançaram chuvas de flores. Na praia, ouvia-se o som de ondas suaves, e sobre o mar, as nuvens no céu começaram a trovejar de forma muito agradável.
Quando tudo ficou ajustado dessa forma, o Senhor Vishnu, que reside no coração de todo ser vivo, apareceu na escuridão da noite como a Suprema Personalidade de Deus perante Devaki, que parecia uma das semideusas. O aparecimento do Senhor Vishnu naquele momento pôde ser comparado à lua cheia no céu que nasce no horizonte do leste. Pode surgir a objeção, o Senhor Krishna apareceu no oitavo dia da lua minguante, não podia haver nascimento da lua cheia. A resposta é que o Senhor Krishna apareceu na dinastia que está na hierarquia da Lua; portanto, apesar da Lua estar incompleta naquela noite, por causa do aparecimento do Senhor na dinastia na qual a Lua em pessoa é o membro original, a Lua estava numa condição radiante, assim, pela graça de Krishna, pôde aparecer como lua cheia.
As constelações durante a hora do aparecimento do Senhor Krishna são muito bem descritas no tratado astronômico chamado Khamanikya. Lá está confirmado que a criança nascida naquele momento auspicioso é o Brahman Supremo ou a Verdade Absoluta.


Vasudeva viu aquela criança maravilhosa nascer como um bebê com quatro mãos, que seguravam búzio, maça, disco e flor de lótus, decorada com a marca de Srivatsa, com o colar de jóias da pedra kaustubha, vestida com seda amarela, de aparência fascinante como uma nuvem negra brilhante, com um elmo cravejado com a pedra vaidurya, valiosos braceletes, brincos e outros ornamentos similares por todo Seu corpo, e cabelo abundante em Sua cabeça. Por causa das características extraordinárias da criança, Vasudeva ficou admirado. Como um bebê recém-nascido podia estar decorado daquela forma? Ele pôde entender então que o Senhor Krishna tinha aparecido, e ficou extasiado com a ocasião. Vasudeva com muita humildade ponderou que apesar de ser um ser vivo ordinário condicionado pela natureza material e de estar externamente preso por Kamsa, a Personalidade de Deus todo-penetrante, Vishnu ou Krishna, apareceu como uma criança em seu lar, exatamente em Sua posição original. Nenhuma criança terrestre nasce com quatro mãos, decorada com ornamentos e belas roupas, plenamente equipada com todos os sinais da Suprema Personalidade de Deus. Uma e outra vez, Vasudeva olhava para a criança, e considerou como celebrar esse momento auspicioso, ele pensou: "Geralmente, quando uma criança masculina nasce, as pessoas observam a ocasião com celebrações jubilosas, e no meu lar, apesar de eu estar preso, a Suprema Personalidade de Deus nasceu. Quantos muitos milhões e milhões de vezes devo estar preparado para observar esta cerimônia auspiciosa"!



Enquanto Vasudeva, que também é chamado Anakadundubhi, olhava para seu bebê recém-nascido, estava tão feliz que queria dar muitos milhares de vacas em caridade aos brahmanas. Segundo o sistema Védico, sempre que há uma cerimônia auspiciosa no palácio do rei kshatriya, o rei dá muitas coisas em caridade. Vacas decoradas com ornamentos de ouro são dadas aos brahmanas e sábios. Vasudeva queria realizar uma cerimônia caridosa para celebrar o aparecimento de Krishna, mas porque estava acorrentado dentro das paredes da prisão de Kamsa, isso não era possível. Em vez disso, dentro de sua mente, ele deu milhares de vacas aos brahmanas.
Quando Vasudeva ficou convencido de que seu bebê recém-nascido era a Suprema Personalidade de Deus em pessoa, prostrou-se com mãos postas e começou a oferecer preces a Ele. Nesse momento, Vasudeva estava na posição transcendental, e ficou completamente livre de todo medo de Kamsa. O bebê recém-nascido também lampejava Seu brilho resplandecente dentro da sala na qual apareceu.
Vasudeva então começou a oferecer suas preces: "Meu querido Senhor, posso entender quem Você é. Você é a Suprema Personalidade de Deus, a Superalma de todos seres vivos e a Verdade Absoluta. Você apareceu em Sua forma eterna que é diretamente percebida por nós. Entendo porque estou com medo de Kamsa, Você apareceu justamente para me livrar de meu medo. Você não pertence a este mundo material; Você é a mesma pessoa que traz a manifestação material simplesmente por olhar para a natureza material".
Alguém pode argumentar que a Suprema Personalidade de Deus, que cria a manifestação cósmica inteira simplesmente por Seu olhar, não pode vir dentro do ventre de Devaki, a esposa de Vasudeva. Para erradicar esse argumento, Vasudeva disse: "Meu querido Senhor, não é muito de se espantar que Você apareceu dentro do ventre de Devaki porque a criação também foi feita dessa forma. Você estava deitado no Oceano Causal como Maha-Vishnu, e pelo Seu processo de respiração, inumeráveis universos passaram a existir. Depois Você entrou em cada um dos universos como Garbhodakashayi Vishnu. Então, novamente Você Se expandiu como Kshirodakashayi Vishnu e entrou nos corações de todos seres vivos e entrou até mesmo dentro dos átomos. Portanto, Sua entrada dentro do ventre de Devaki é entendida dessa mesma forma. Parece que Você entrou, mas Você é simultaneamente todo-penetrante. Podemos entender Sua entrada e não-entrada com exemplos materiais. A energia material total permanece intacta mesmo depois de ser dividida em dezesseis elementos. O corpo material é nada mais do que a combinação dos cinco elementos grosseiros, a saber, terra, água, fogo, ar e éter. Sempre que há um corpo material, parece que esses elementos foram recém-criados, mas na realidade os elementos existem sempre fora do corpo. Similarmente, apesar de Você aparecer como uma criança no ventre de Devaki, Você também existe no lado de fora. Você está sempre em Sua morada, mesmo assim pode Se expandir simultaneamente em milhões de formas".
"A pessoa tem que entender Seu aparecimento com grande inteligência porque a energia material também emana de Você. Você é a fonte original da energia material, do mesmo modo como o Sol é a fonte do brilho solar. O brilho solar não pode cobrir o globo solar, nem a energia material; que é uma emanação Sua; pode cobri-Lo. Você parece que está dentro dos três modos da energia material, mas na realidade os três modos da energia material não podem cobri-Lo. Isso é compreendido pelos filósofos de intelecto elevado. Em outras palavras, apesar de parecer que Você está dentro da energia material, Você nunca é coberto por ela".
Ouvimos da versão Védica que o Supremo Brahman exibe Seu resplendor, e por isso tudo fica iluminado. Entendemos no Brahma-samhita que o brahmajyoti, ou refulgência do Brahman, emana do corpo do Supremo Senhor. E a partir da refulgência Brahman, toda a criação acontece. O Bhagavad-gita afirma mais ainda que o Senhor também é o suporte da refulgência Brahman. Originalmente, Ele é a raiz de tudo. Mas pessoas que são menos inteligentes acham que quando a Suprema Personalidade de Deus vem para dentro deste mundo material, aceita as qualidades materiais. Essas conclusões não são muito maduras, todavia são feitas por pessoas menos inteligentes.
A Suprema Personalidade de Deus existe direta e indiretamente em toda parte; Ele está fora desta criação material, e Ele também está dentro dela. Ele está dentro desta criação material não somente como Garbhodakashayi Vishnu; Ele também está dentro do átomo. A existência é devida à Sua presença. Nada pode ser separado de Sua existência. Encontramos na lei Védica que a Alma Suprema ou a causa raiz de tudo tem que ser procurada porque nada existe independentemente da Alma Suprema. Portanto, a manifestação material também é uma transformação de Sua potência. Tanto a matéria inerte quanto a força viva; alma; são emanações Dele. Somente os tolos concluem que quando o Supremo Senhor aparece, Ele aceita as condições da matéria. Mesmo se parecer que Ele aceitou o corpo material, mesmo assim Ele não está sujeito a qualquer condição material. Krishna então apareceu e derrotou todas conclusões imperfeitas sobre o aparecimento e desaparecimento da Suprema Personalidade de Deus.
"Meu Senhor, Seu aparecimento, existência e desaparecimento estão além da influência das qualidades materiais. Porque Vossa Excelência é o controlador de tudo e o local de repouso do Brahman Supremo, não há nada inconcebível ou contraditório em Você. Como Você afirmou, a natureza material trabalha sob Sua superintendência. É igual aos oficiais do governo que trabalham sob as ordens do chefe executivo. A influência de atividades subordinadas não pode afetá-Lo. O Brahman Supremo e todo fenômeno existem dentro de Você e todas atividades da natureza material são controladas por Vossa Excelência".
"Você é chamado shuklamShuklam, ou "testemunha", é a representação simbólica da Verdade Absoluta porque não é afetada pelas qualidades materiais. O Senhor Brahma é chamado rakta, ou vermelho, porque Brahma representa a qualidade da paixão para criação. Escuridão é confiada ao Senhor Shiva porque ele aniquila o cosmo. Criação, aniquilação e manutenção desta manifestação cósmica são conduzidas por Suas potências, ainda assim Você é sempre não-afetado por essas qualidades. Como os Vedas confirmam, harir hi nirgunah saksat: a Suprema Personalidade de Deus é sempre livre de todas qualidades materiais. Também é dito que as qualidades da paixão e ignorância são não-existentes na pessoa do Supremo Senhor.
"Meu Senhor, Você é o supremo controlador, a Personalidade de Deus, o grande supremo, que mantém a ordem desta manifestação cósmica. E apesar de ser o supremo controlador, Você apareceu tão bondosamente em meu lar. O propósito de Seu aparecimento é matar os seguidores dos governantes demoníacos do mundo que estão nas vestes de príncipes nobres mas na realidade são demônios. Tenho certeza que Você matará todos eles junto com seus seguidores e soldados".
"Eu entendo que Você apareceu para matar o incivilizado Kamsa e seus seguidores. Porém, ele sabia que Você apareceria para matá-lo com seus seguidores, assim já matou muitos dos Seus predecessores, Seus irmãos mais velhos. Agora, ele apenas espera a notícia de Seu nascimento. Logo que a receber, ele aparecerá imediatamente com todos tipos de armas para matá-Lo".
Depois dessa prece de Vasudeva, Devaki, a mãe de Krishna, ofereceu suas preces. Ela estava aterrorizada por causa das atrocidades de seu irmão. Devaki disse: "Meu querido Senhor, Suas formas eternas, como Narayana, Senhor Rama, Shesha, Varaha, Nrisimha, Vamana, Baladeva e milhões de encarnações similares que emanam de Vishnu, são descritas na literatura Védica como originais. Você é original porque todas Suas formas como encarnações estão fora desta criação material. Sua forma existia antes desta manifestação cósmica ser criada. Suas formas são eternas e todo-penetrantes. São auto-refulgentes, imutáveis e incontamináveis pelas qualidades materiais. Essas formas eternas são sempre conscientes e plenas de bem-aventurança; estão situadas na bondade transcendental e estão sempre dedicadas a vários passatempos. Você não é limitado a uma forma particular apenas; todas essas formas eternas transcendentais são auto-suficientes. Posso entender que Você é o Senhor Vishnu Supremo".
"Depois de milhões de anos, quando o Senhor Brahma chega ao fim de sua vida, acontece a aniquilação da manifestação cósmica. Nesse momento, os cinco elementos; chamados terra, água, fogo, ar e éter; entram no mahat-tattva. O mahat-tattva por sua vez entra, pela força do tempo, na energia material total não-manifesta; a energia material total entra no pradhana energético, e o pradhana entra em Você. Assim, depois da aniquilação da manifestação cósmica inteira, somente Você permanece com Seu nome, forma, qualidades e parafernália transcendentais".
"Meu querido Senhor, ofereço minhas respeitosas reverências a Você porque Você é o diretor da energia total não-manifesta, e o reservatório último da natureza material. Meu Senhor, a manifestação cósmica inteira está sob a influência do tempo, a começar de um momento até a duração do ano. Tudo atua sob Sua direção. Você é o diretor original de tudo e o reservatório de todas energias potentes".
"Portanto, meu Senhor, peço que Você me salve das mãos cruéis do filho de Ugrasena, Kamsa. Rogo ao Senhor para me resgatar por favor desta condição terrível porque Você está sempre pronto para dar proteção a Seus servidores". O Senhor confirmou essa afirmação no Bhagavad-gita por garantir a Arjuna: "Você pode declarar ao mundo, Meu devoto nunca será derrotado".
Enquanto rogava dessa forma ao Senhor por salvação, mãe Devaki expressou sua afeição materna: "Eu entendo que esta forma transcendental é geralmente percebida em meditação pelos grandes sábios, mas eu ainda estou com medo porque logo que Kamsa entenda que Você apareceu, pode querer feri-Lo. Por isso peço que por enquanto Você Se torne invisível a nossos olhos materiais". Em outras palavras, ela pediu ao Senhor para assumir a forma de uma criança ordinária. "A única causa do medo que tenho de meu irmão Kamsa é devida a Seu aparecimento. Meu Senhor Madhusudana, Kamsa pode saber que Você já nasceu. Por isso peço que Você oculte essa forma com quatro braços de Vossa Excelência, que seguram os quatro símbolos de Vishnu, a saber, o búzio, o disco, a maça e a flor de lótus. Meu querido Senhor, no fim da aniquilação da manifestação cósmica, Você põe o universo inteiro dentro de Seu abdômen; mesmo assim, por Sua misericórdia absoluta, Você apareceu no meu ventre. Fico surpresa que Você imita as atividades de seres humanos ordinários justamente para agradar Seu devoto".
Depois de ouvir as preces de Devaki, o Senhor respondeu: "Minha querida mãe, no milênio de Swayambhuva Manu, Meu pai Vasudeva vivia como um dos Prajapatis, e seu nome era Sutapa, e você era sua esposa chamada Prishni. Nessa época, quando o Senhor Brahma desejava incrementar a população, pediu que vocês gerassem filhos. Vocês controlaram seus sentidos e realizaram severas austeridades. Com a prática dos exercícios respiratórios do sistema de yoga, você e seu marido puderam tolerar todas as influências das leis materiais: a estação das chuvas, a fúria do vento, e o calor escaldante do Sol ardente. Vocês também realizaram todos princípios religiosos. Dessa forma, vocês foram capazes de limpar seus corações e controlar a influência da lei material. No desempenho de sua austeridade, vocês costumavam comer apenas as folhas das árvores que caíam no chão. Então, com a mente sóbria e impulso sexual controlado, vocês Me adoraram, com desejo de obterem uma bênção prodigiosa de Mim. Vocês dois praticaram severas austeridades durante doze mil anos, pelo cálculo dos semideuses. Durante esse tempo, suas mentes estavam sempre absortas em Mim. Quando vocês realizaram serviço devocional e sempre pensaram em Mim dentro do coração, Eu fiquei muito satisfeito com vocês. Ó mãe impecável, por isso seu coração é sempre puro. Nesse momento, Eu também apareci perante vocês nesta forma justamente para satisfazer seu desejo, e disse para vocês pedirem o que desejassem. Naquele momento, vocês desejaram que Eu nascesse como seu filho. Apesar de terem Me visto pessoalmente, em vez de pedirem pela liberação completa do cativeiro material, sob a influência de Minha energia, vocês Me pediram para Eu nascer como seu filho".
Em outras palavras, o Senhor selecionou Sua mãe e pai; chamados Prishni e Sutapa; especificamente para aparecer no mundo material. Sempre que o Senhor vem como um ser humano, precisa ter alguém como mãe e pai, por isso Ele selecionou Prishni e Sutapa perpetuamente como Sua mãe e pai. E por causa disso, tanto Prishni quanto Sutapa não puderam pedir liberação ao Senhor. O Senhor podia conceder liberação imediata a Prishni e Sutapa, mas preferiu mantê-los neste mundo material para Seus vários aparecimentos, como será explicado nos versos seguintes. Depois de receberem a bênção do Senhor para se tornarem pai e mãe Dele, Prishni e Sutapa retornaram das atividades de austeridade e viveram como marido e mulher a fim de gerarem um filho que é o Supremo Senhor em pessoa.
No devido curso do tempo, Prishni ficou grávida e deu à luz o filho. O Senhor disse para Devaki e Vasudeva: "Naquela época, Meu nome era Prishnigarbha. No milênio seguinte, vocês também nasceram como Aditi e Kashyapa, e Eu nasci como seu filho com o nome Upendra. Nessa época, Minha forma era igual a um anão, e por causa disso, fiquei conhecido como Vamanadeva. Eu lhes dei a bênção que nasceria como seu filho por três vezes. Na primeira vez, fiquei conhecido como Prishnigarbha, nascido de Prishni e Sutapa, no próximo nascimento, Eu fui Upendra nascido de Aditi e Kashyapa, e agora pela terceira vez, Eu nasci como Krishna de você, Devaki, e Vasudeva. Eu apareci nesta forma de Vishnu justamente para convencê-los de que Eu sou a mesma Suprema Personalidade de Deus que nasceu novamente. Poderia aparecer como uma criança ordinária, mas dessa forma, vocês não acreditariam que Eu, a Suprema Personalidade de Deus, nasci em seu ventre. Meus queridos pai e mãe, assim vocês Me criaram muitas vezes como seu filho, com muita afeição e amor, e por isso Eu estou muito satisfeito e agradecido a vocês. E asseguro a vocês que desta vez vocês voltarão ao lar, de volta ao Supremo, por causa de sua perfeição em sua missão. Sei que vocês estão muito preocupados Comigo e com medo de Kamsa. Portanto, Eu ordeno que Me levam imediatamente para Gokula e Me troquem com a filha que acabou de nascer de Yashoda". Depois de falar assim na presença de Seu pai e mãe, o Senhor Se transformou numa criança ordinária e permaneceu em silêncio.



Com a ordem da Suprema Personalidade de Deus, Vasudeva tentou levar seu filho da sala do nascimento, e exatamente nesse momento, uma filha nasceu de Nanda e Yashoda. Ela era Yogamaya, a potência interna do Senhor. Pela influência dessa potência interna, Yogamaya, todos os residentes do palácio de Kamsa, especialmente os porteiros, foram dominados por um sono profundo, e todas portas do palácio se abriram, apesar de trancadas com barras e correntes de ferro. A noite estava muito escura, mas logo que Vasudeva pegou Krishna em seu colo e saiu, pôde ver tudo como se o Sol brilhasse.
Sri Chaitanya Charitamrita afirma que Krishna é como o brilho solar, e onde quer que esteja Krishna, a energia ilusória, que é comparada à escuridão, não pode permanecer. Todas as portas da prisão se abriram automaticamente. Ao mesmo tempo, houve trovoada no céu e tempestade severa. Enquanto Vasudeva carregava seu filho Krishna na chuva torrencial, o Senhor Shesha na forma de uma serpente abriu seu capelo sobre a cabeça de Vasudeva para que ele não fosse molhado pela chuva. Vasudeva chegou à margem do Yamuna e viu que as águas do rio estavam violentas e produziam um grande estrondo com muitas ondas e todo o leito coberto por espuma. Mesmo assim, naquele estado furioso, o rio deu passagem para Vasudeva atravessar, do mesmo modo como o grande oceano Índico abriu caminho para o Senhor Rama quando Ele construiu uma ponte sobre o golfo. Assim, Vasudeva atravessou o rio Yamuna. No outro lado, ele foi até o lar de Nanda Maharaja situado em Gokula, onde viu que todos os pastores de vacas dormiam profundamente. Ele aproveitou a oportunidade para entrar silenciosamente na casa de Yashoda, e sem dificuldade trocou seu filho, e levou o bebê menina recém-nascida na casa de Yashoda. Depois de entrar na casa silenciosamente e trocar o menino pela menina, ele voltou novamente para a prisão de Kamsa e silenciosamente colocou a menina no colo de Devaki. Ele pôs novamente as correntes em si mesmo para que Kamsa não desconfiasse que tantas coisas aconteceram.



Mãe Yashoda sabia que tinha dado à luz uma criança, mas porque estava muito cansada pelo trabalho de parto, caiu em sono profundo. Quando acordou, não se lembrava se tinha dado à luz um bebê menino ou menina.



Assim termina o significado Bhaktivedanta do Terceiro Capítulo de Krishna, "Nascimento do Senhor Krishna".


 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário